quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O imaginário, o fantástico e as crenças.



O imaginário

Imagem é a reprodução mental de um objeto, de uma pessoa, ou o que o valha, que vimos antes ou que somos capazes de deduzir por meios de descrições, algo que nos desperta algum tipo de sensação e é formada em nossa mente a partir das nossas vivências ou lembranças.
Já o imaginário é o conjunto de imagens mentais e ele é tão presente no nosso cotidiano quanto as coisas concretas.
Nosso imaginário é estimulado por símbolos, conceitos, memória e imaginação. Existe o imaginário coletivo e o pessoal.
Por exemplo, quando falamos em cristianismo, uma série de imagens se forma na nossa cabeça, não é verdade? Vocês provavelmente acabaram de imaginar uma cruz, ou o rosto de Jesus, não foi? Em toda comunidade existe um conjunto de símbolos, concepções, costumes e lembranças em comum. Mesmo uma pessoa que não é cristã, conhece os símbolos do cristianismo, a história de Jesus, dos personagens bíblicos, pois eles fazem parte do imaginário coletivo.
Já nos países orientais, onde as religiões predominantes são o budismo, islamismo e etc, este conjunto de símbolos, lembranças e imagens é totalmente diferente do nosso, pois o imaginário coletivo depende muito da cultura e da história de um povo.
Outro exemplo de imaginário coletivo são as lendas e mitos espalhadas através das gerações, o que vamos falar mais adiante.
O imaginário pessoal é caracterizado pelas mesmas coisas, entretanto mais abstrato, de repente, através de um símbolo, de uma concepção ou lembrança particular de cada pessoa.

Fantástico x crenças

Crença é um estado psicológico em que uma pessoa detém uma fórmula para a verdade. Por exemplo, uma pessoa que acredita que a terra é redonda, não sabe que a terra é redonda, de fato, pois ela nunca esteve numa espaçonave para ver o planeta como ele é. Ela apenas acredita nisso porque viu imagens de satélites, leu artigos de estudiosos, seus pais sempre lhe disseram que a terra é redonda e tudo mais. O mesmo acontece com pessoas que acreditam em extraterrestres, por exemplo, ou em vampiros, por que não? Acreditam na religião que foram ensinados desde a infância, em Papai Noel ou coelhinho da páscoa. As crenças pessoais não são necessariamente fantásticas, pelo menos para a pessoa que crê. O que há é um princípio orientador que nos leva a crer em algo e ele pode parecer absurdo para determinados indivíduos, dependendo do conhecimento de mundo de cada um.
Eu não pude deixar de associar este tópico com a mitologia clássica. Os gregos, por exemplo, inventaram uma série de deuses e de criaturas para atribuírem explicações aos fenômenos da natureza numa época em que a ciência não conseguia explicá-los.
Grande parte dessas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e é uma fonte de conhecimento ao que se refere à história, ao comportamento, a elementos políticos, econômicos e culturais daquele povo na época em questão.

E o que nos parece fantástico hoje, fazia parte das crenças deles, agradar uma divindade era condição fundamental para conseguir bens materiais e graças, de acordo com a mitologia grega, romana. Já na mitologia nórdica, a religiosidade era baseada em atos, apesar de terem seus deuses, eles não acreditavam em nenhuma verdade transmitida por eles, apenas que os atribuíram habilidades e sentidos, o que usavam da melhor forma possível visando a prosperidade e a paz para eles mesmos.

Um comentário:

Respeite os Direitos Autorais. Todos os textos deste blog estão registrados.